Há mais de um século, eram plantadas no Brasil as primeiras mudas de eucalipto, trazidas por Navarro de Andrade, técnico da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, no ano de 1903, tendo como objetivo principal contribuir com a produção de dormentes de madeira.
O eucalipto é originário da Austrália e se adaptou muito bem no Brasil. Do eucalipto nada se perde. Das folhas se extrai óleos essenciais para produtos fármacos, de higiêne, limpeza e alimentos. As flores são ótimas para abelhas produzirem mel. Com a madeira em si, produz-se lenha, celulose e postes, A madeira serrada é usada para fabricação de móveis, construção civil e outras aplicações.
A principal vantagem é que o eucalipto cresce muito rápido podendo minimizar a derrubada de árvores nativas, o seu uso salva da destruição milhares e milhões de hectares de mata e cerrado nativos que hoje não mais existiriam se não fosse por ele, dado o grande consumo de madeira, lenha e papel.
O reflorestamento desempenha um papel importante como fator de desenvolvimento sócio econômico. Mais do que isto, o reflorestamento é a única alternativa capaz de evitar a destruição dos remascentes de mata nativa.